Exame Toxicológico DETRAN – CNH Categorias C; D; E

Exame Toxicológico é obrigatório para motoristas ou condutores que já tenham ou pretendem tirar a carteira de habilitação com as seguintes categorias:

– CNH Categoria C – Ex: Caminhão

– CNH Categoria D – Ex: Microônibus, Ônibus

– CNH Categoria E – Ex: Veículos com reboque com mais de 6.000 kg ou 8 lugares.

Exame Toxicológico Obrigatório para CNH Categorias C, D e E.

O Exame Toxicológico se tornou obrigatório em dois de março de 2016 e é exigido tanto para motoristas que possuem a observação EAR (exerce atividade remunerada) ou não. Ou seja vale para todos os condutores dessas categorias independentemente de serem motoristas profissionais ou não.

O Exame Toxicológico para CNH irá medir se o condutor utilizou substâncias psicoativas nos últimos 90 dias . É um exame simples e sem dor que pode utilizar cabelo, saliva ou unhas do paciente para a aferição da quantidade de substância presentes no organismo.

O Exame Toxicológico é exigido pelo DETRAN e será obrigatório para Renovação de CNH, Adição ou Mudança de Categoria e Reabilitação para as categorias C, D e E. A medida é determinada pela da Lei Federal 13.103/2015, e pelaDeliberação 145/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como Realizar o exame toxicológico para CNH nas categorias c, d, e ?

O procedimento para realização do Exame Toxicológico é parecido com o já praticado para renovação de CNH.

Primeiro o candidato deve se dirigir a uma Clínica Credenciada ao DETRAN para abrir o requerimento do exame. A CLINICAR possui unidades no Lago Sul e Núcleo Bandeirante.

Em seguida o motorista vai agendar o exame toxicológico em um laboratório também credenciado pelo DETRAN.

Depois de recebido o resultado o candidato deve retornar para a clínica onde iniciou o processo para analise medica do exame e se o resultado para uso de substâncias psicoativas for negativo ele pode prosseguir com os exames de praxe: Exame Clínico, Oftalmológico e em caso de atividade remunerada o Exame Psicotécnico.

Caso o Resultado do Exame Toxicológico for Positivo o motorista terá como consequência a suspensão do direito de dirigir pelo período de 90 dias.

Ainda existe uma exceção para o caso de algumas das substâncias encontradas sejam de eventual uso de medicamento prescrito. Nesse caso o motorista deve apresentar a prescrição medica do medicamento. As substâncias permitidas para esse tipo de caso estão no Anexo da Portaria nº 116, de 13 de novembro de 2015, do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Você pode fazer seu requerimento para exame toxicológico agora mesmo em uma das unidades da CLINICAR. Ligue:

Paranoá (061) 0000-0000